Sobre Nós


UPAJE – União Para a Acção Cultural e Juvenil Educativa é uma associação juvenil sem fins lucrativos criada em 1976, inscrita no Registo Nacional de Educação Popular desde 1978 e registada no Registo Nacional do Associativismo Jovem. O seu estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública foi reconhecido em 25 de Março de 1995. Nestes 40 anos de actividade tornou-se uma entidade de referência na organização de campos de férias e dinamização de actividades para crianças, jovens e seniores e na formação de animadores para estas áreas, sendo por isso uma organização membro do Conselho Nacional de Juventude.

A sua missão passa pela valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social dos que nas suas actividades participam de uma forma educativa e cultural. Os seus valores são:

Animação – Aliando a diversão às aprendizagens, a UPAJE destaca-se pela qualidade das suas actividades e a intervenção dos seus animadores juntos do público-alvo, respeitando a individualidade de cada um e promovendo a aprendizagem entre pares.

Educação – Baseamos a nossa acção nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer a viver com os outros e a ser. A nossa intervenção em grupo utiliza metodologias de educação não formal respeitando o ritmo de cada participante/formando.

Segurança – Apostamos na formação dos nossos animadores, sendo esta uma das áreas de maior importância. O bem-estar e segurança dos participantes é essencial para ter uma acção mais eficaz de forma a garantir um elevado grau de satisfação das suas experiências.

O âmbito da sua intervenção engloba campos de férias (residenciais, não residenciais, itinerantes e temáticos), ATL, intercâmbios juvenis, formação de iniciação e organização de animação juvenil e sénior, desenvolvimento de projectos de longa duração na área da prevenção da exclusão social e programas dirigidos à população sénior. A nossa intervenção procura ir ao encontro das necessidades do nosso público alvo, dotando o mesmo de ferramentas e experiências enriquecedoras para viver em comunidade.