História


A UPAJE organiza actividades de tempos livres para crianças e jovens desde 1976, tendo sido inscrita Registo Nacional de Educação Popular em 1978 e no Registo Nacional das Associações Juvenis em 1990. A 25 de Março de 1995 foi reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública pelo DR II.

Acreditamos na valorização dos tempos livres, sendo este um espaço privilegiado para o desenvolvimento das crianças e jovens. A emergência e crescimento das organizações populares de base e das Associações de índole cultural, criaram o espaço e a necessidade para a constituição de uma Associação como a UPAJE onde se cruzavam, simultaneamente, diversos vectores:

  • O Empenho na reflexão e teorização sobre as experiências, no campo da animação sociocultural, nomeadamente, dirigidas aos escalões etários mais jovens da população.
  • A Prática Directa, planeada e reflectida, de actividades de férias e tempos livres, com crianças e jovens, entendidas como componente desse mesmo processo de animação sociocultural e educativa;
  • A Disponibilidade e motivação para um trabalho de dinamização cultural junto de algumas comunidades sócio-economicamente desfavorecidas;
  • A Experiência, adquirida anteriormente (à constituição da UPAJE), pela generalidade daqueles que vieram a ser os seus fundadores, na participação e dinamização de grupos de intervenção cultural através do Teatro, Teatro Infantil, Fantoches e Marionetas, Meios audiovisuais, etc.

O conjunto destas acções determinou que a UPAJE focasse a sua intervenção na dinamização de actividades e na formação destas áreas, alargando posteriormente o seu espectro de actuação também para a população sénior.